quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dicas de como economizar energia elétrica

O chuveiro elétrico é o vilão da residência, ele é responsável pelo maior gasto em uma casa. Um banho de aproximadamente.
Os conselhos são:
Não tomar banho em horário de pico, pois entre 18h e 21h o consumo de energia fica elevadíssimo;
Oito minutos são suficientes para um bom banho;
Coloque a chave para a posição verão, quando possível, pois na posição inverno, o consumo é 30% maior;
Ao se ensaboar, desligue o chuveiro;
Os orifícios de saída da água devem ser limpos periodicamente.
O uso de outra fonte de energia, como a solar, também é uma ótima alternativa para economizar energia.


A geladeira elétrica por estar constantemente ligada também é motivo para preocupação.
Mantenha em local afastado do fogão ou qualquer outra fonte de calor como uma janela onde bate sol;
Retire todos os alimentos necessários de uma só vez e se possível de maneira rápida;
Não coloque alimentos ainda quentes ou líquidos destampados, pois isso faz com que a geladeira trabalhe mais para resfriá-los e assim consumir mais;
Verifique o estado das borrachas de vedação da porta, um bom teste é colocar uma folha de papel e fechar a porta, se conseguir retirá-la com facilidade é sinal que podem estar ocorrendo fugas de ar;
Nunca seque roupas ou sapatos na parte traseira de sua geladeira;
Mantenha-a sempre limpa, fazendo degelo periodicamente;

Os televisores e monitores de computador devem ser desligados quando não estiverem em uso. O modo stand by pode encarecer a conta em 20%, pois mesmo no estado de espera ela ainda consome por estar ligada a corrente elétrica. Apenas a televisão ligada por um mês nesse modo gera um gasto aproximado de R$ 1,49

Para economizar com o ferro e a máquina de lavar acumule a maior quantidade de roupas possível.
Pois o ferro gasta mais energia no início do seu uso e a máquina já possui sua quantidade máxima determinada pelo fabricante.

Lâmpadas:
Utilize a luz solar, abra as janelas e cortinas e aproveite a luz solar durante o dia;
Use lâmpadas fluorescentes, elas economizam duram até 10 vezes mais que as comuns;
Cores claras em paredes ou teto ajudam a refletir melhor a luz.

Fique atento na hora da compra saiba verificar se o produto possui o Selo Procel de Economia de Energia que indicam quais aparelhos apresentam maior ou menor consumo dependendo de sua categoria

Dica: Adquira o costume de retirar os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso ou utilize o filtro de linha.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Confira 15 dicas antes de tomar dinheiro emprestado
Se você está prestes a utilizar alguma forma de crédito, há informações que ajudam a entender o mercado e se prevenir contra futuras dores de cabeça decorrentes de uma dívida feita às pressas.
Confira:

1. No crédito, quanto mais garantias e menos risco houver para o banco/financiador, menor é a taxa para o cliente.

2. Antes de optar pelo financiamento ou parcelamento de uma compra, pesquise qual o menor preço disponível no mercado e pergunte o quanto o mesmo bem custaria à vista. É esse o valor que deve ser referência para que você calcule o quanto de juro está pagando.

3. Na maioria das operações de crédito, quem toma o dinheiro emprestado terá que pagar o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF). Em empréstimos para a compra de imóvel para habitação, não é cobrado o IOF.

4. Nas demais operações, segundo a Receita Federal, a alíquota do IOF cobrada para a pessoa física é de é de 0,0082% ao dia + 0,38% do valor principal da operação financeira.

5. Nunca, em nenhuma hipótese, aceite fazer empréstimos em seu nome para terceiros.

6. Evite assinar contratos por impulso.

7. Em caso de dúvida, informe-se no Banco Central se a empresa está autorizada a realizar empréstimos. É possível entrar em contato com o Banco Central por telefone, por meio do número 0800-9792345. O horário de atendimento é das 8h às 20h nos dias úteis.

8. Além das parcelas do financiamento/empréstimo, verifique se existe a cobrança de tarifa de cadastro, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ou outras cobranças administrativas ou de serviços no financiamento.

9. Guarde todo material publicitário. Ele integra o contrato e suas informações devem ser cumpridas.

10. Leia o contrato e assine somente depois de tirar todas as dúvidas. Questione a instituição financeira e alguém de sua confiança, como um advogado, caso seja necessário.

11. Exija e guarde sua via do contrato; garanta que tudo o que foi acertado verbalmente esteja descrito no papel.

12. Em caso de atraso no pagamento são cobrados multa de 2%, comissão de permanência, juros de mora e outras despesas comprovadas, desde que previstos em contrato.

13. O consumidor que deixar de pagar as parcelas, conforme previsto em contrato, poderá ser cobrado judicialmente e ter seu CPF inscrito no Serasa ou no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

14. Se houver dúvidas, consulte órgãos de defesa de consumidor, como o Procon, para saber se há reclamações contra a instituição financeira.

15. Analise cuidadosamente se as parcelas não irão comprometer seu orçamento.

Fonte: Ligia Guimarães do G1.
http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2011/06/confira-15-dicas-antes-de-tomar-dinheiro-emprestado.html