terça-feira, 29 de maio de 2012

Celular um Grande Vilão no Orçamento das Famílias

Aline Maihara de Paula Bogo, bolsista do projeto Economia Doméstica - Administrando as Contas de Casa, realizou um estudo sobre o tema Celular um Grande Vilão no Orçamento das Famílias e escreveu a matéria a seguir:


Sem duvida alguma o brasileiro vem gastando mais nos últimos anos, milhares de famílias passaram para a classe C e com isso começaram a aumentar o consumo e a alterar a linha de produtos consumidos. Com todo esse aumento de consumo apareceram também novas dividas no orçamento do brasileiro e um deles é a conta de celular que vem estourando o orçamento das famílias.

Os gastos com celulares aumentaram com o passar dos anos apesar de ser uma invenção muito recente ainda esse utensílio tem se tornado cada vez mais presente na vida da população não só brasileira, mas mundial.

Segundo as informações divulgadas no site da globo.com uma pesquisa realizada com o Serviço Central de Proteção ao Credito o SCPC a maioria dos brasileiros endividados são jovens cerca 60% não tem nem 40 anos e a maioria são homens ao contrario do que todo mundo pensa que são as mulheres.

O ideal para quem esta endividada com a conta de celular seria tentar efetuar um plano que se adequasse a necessidade de uso, agora quem não consegue controlar-se com o numero de ligações efetuadas o bom mesmo é ter celular pré-pago, popularmente o celular de cartão o qual você decide quanto vai gastar por mês e evita surpresas no fim do mês quando as contas chegam.

Enfim para ter-se um orçamento familiar controlado sem grandes surpresas é preciso fazer um planejamento orçamentário com limites máximos de gastos com cada conta para evitar imprevistos desgostosos ao receber as respectivas faturas.



Nenhum comentário: