terça-feira, 22 de maio de 2012

Como Gastar no Lazer sem Ficar no Vermelho


Paulo Sérgio Maria Junior, bolsista do projeto Economia Doméstica - Administrando as Contas de Casa, realizou um estudo sobre o tema Como Gastar no Lazer sem Ficar no Vermelho e escreveu a matéria a seguir:

1. Nos finais de semanas ou feriados que estiver com aquela vontade de fazer um passeio em família ou com amigos, optar por locais públicos, como parques e zoológicos que garantem diversão e não mexem no orçamento. 

2. Quando se leva crianças, é bem provável que elas queiram comer alguma besteira ou guloseima, então uma dica, é alimentá-las bem antes de sair de casa.

3. Caso seus filhos estejam entediados em casa, muitas vezes não custa nada chamar algum amiguinho para brincar com ele, ou até mesmo deixá-lo ir à casa de algum amigo ou parente de confiança para brincar com outras crianças.

4. Para quem gosta de um bom filme, ir ao cinema em dias alternativos sem que seja nos finais de semana é uma ótima oportunidade para economizar, pois nos dias de semana existem aqueles conhecidos descontos. Cuidar também com os gastos com guloseimas na entrada do cinema, não comprar apenas por conta da situação, muitas vezes apenas uma garrafa de água é suficiente para assistir um filme.

5. Quando estiver com vontade de assistir um filme em sua própria casa com sua esposa e família, uma dica é chamar mais algum casal de amigo para assistir junto, assim você pode dividir as despesas com locação. Nos dias atuais, é bastante comum baixar o filme da internet.

6. Não se importar em ser chamado de farofeiro, vale muito a pena levar um lanchinho de casa quando estiver fazendo um passeio, cuidar apenas com a sujeira feita, levar um saco para jogar o lixo produzido. Quem é que nunca fez aquele tão famoso piquenique em praças, parques ou até mesmo na praia.

7. Ir ao shopping e não cair na tentação de comprar algo, muitas vezes é tarefa difícil, principalmente para as mulheres. Então, evite ao máximo freqüentar este tipo de local.

8. Quando estiver com vontade de ir a algum show ou evento com música ao vivo, procure ir nas datas comemorativas de sua cidade. Normalmente nessas datas, a Prefeitura do município organiza algum evento gratuito para a população. É uma excelente oportunidade para ver seu artista preferido sem gastar dinheiro.
 
9. Para quem é jovem e gosta de uma baladinha no final de semana, uma ótima dica é ter um bom relacionamento com as pessoas que promovem o evento, pois dessa forma pode ser possível conseguir uma cortesia ou bônus para entrar no evento.

10. Sites de compras coletivas também são bastante válidos e utilizados para quem procura economia. Não custa nada se cadastrar e ter o site adicionado aos favoritos de seu navegador de internet, sempre surgem ótimas oportunidades.

Nenhum comentário: