segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Compras Coletivas no dia-a-dia

Natali Morgana Sant'Anna, bolsista do projeto Economia Doméstica - Administrando as Contas de Casa, realizou um estudo sobre o tema Compras Coletivas no dia-a-dia  e escreveu a matéria a seguir


Compra coletiva é uma nova estratégia de promoção para compras na internet, onde ofertantes oferecem seus produtos através de anúncios com descontos  para atrair os consumidores.

A oferta é pulicada num determinado período, com uma quantidade mínima de pessoas estabelecida pela empresa ofertante.

O processo de compra coletiva, se da inicio quando o comerciante contrata um site de compra coletiva para divulgar o seu produto com  desconto .Então o site divulga as ofertas para seus usuários cadastrados e estes portanto divulgam aos seus conhecidos, e assim os interessados começam a se inscrever.

Quando se atinge o número de pessoas interessadas, a oferta é validada, e cada pessoa recebe um cupom  para adquirir seu produto com desconto.
Principais compras coletivas
Ø Gatronomia
Ø Cultura e entretenimento
Ø Estética e beleza
Vantagens para o consumidor
Os consumidores conseguem adquirir ou desfrutar de produtos de boa qualidade por valores bem acessíveis, totalmente fora do valor de mercado.
Ø  Ofertas diferenciadas
Ø  Oportunidade de experimentação
Ø  Manter contato com seus grupos de relacionamento indicando novas ofertas
Ø  Acesso a opinião de outros consumidores sobre os estabelecimentos anunciados

As vantagens para os consumidores estão relacionadas com algumas informações assim como ofertas diferenciadas ás dos mercados, bem como relacionar o produto com a opinião de outras pessoas. É importante manter um relacionamento com seu grupo, indicando novas ofertas para assim adquirir um produto com mais confiança.
Benefícios aos consumidores x empresas
O consumidor ganha desconto quando compra uma pizza em sites coletivos? E as empresas ganham algum beneficio?
Quando o consumidor compra um cupom nos sites de compras coletivas ele adquire á um desconto de 40%, como um beneficio, pois o mesmo difere do preço estabelecido pelo mercado. Em relação ás  empresas, as mesma se beneficiam pois com o preço da pizza de R$13,20 ganham como margem de lucro na venda de 90 pizzas no preço de R$1188,00, sendo que no preço normal de R$ 33,00 venderiam 30 pizzas no valor total de R$990,00.
Desvantagens para o consumidor
Ø Falsos descontos
Ø Atenção! È necessário ler o regulamento  dos sites

Os consumidores devem ficar atentos quanto aos falsos descontos pois existem spams de promoções. È necessário ler todo o regulamento dos site   e estar ciente pois existem regulamentações que não são sérias. O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) relatou que quatro maiores sites de compras coletivas foram constatados preços maquiados isto é um  desrespeito em relação ao consumidor. Os regulamentos são feitos de tal forma para enganar o consumidor e fazer com que os mesmos seja responsabilizado por qualquer acontecimento.
Ø Discriminação no atendimento
Ø Estabelecimentos que não possuem estrutura para atender a demanda
Ø Queda na qualidade dos produtos/serviços ofertados
Ø Spam diários
Ø Cancelamento de aquisições
Ø Cobrança em duplicidade
Os ofertante não deixam com que seja realizado o cancelamento das compras coletivas, e isso gera para o consumidor discriminação no processo de  atendimento. Relata-se inúmeras reclamações por questões de cobrança em duplicidade , destaca-se também a queda na qualidade dos serviços ofertados e principalmente clientes insatisfeitos por não receber os seus produtos.