quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A DICA DE HOJE É: COMO MONTAR UM ORÇAMENTO DOMÉSTICO

Hoje queremos dar uma dica básica e muito fácil de como começar a fazer um orçamento doméstico. Para quem já faz algum tipo de controle financeiro, a dica ajuda saber “aonde” está indo o seu dinheiro, já para quem não tem nenhum tipo de controle, é um bom motivo pra começar.

Inicialmente, devemos saber que o orçamento é um plano de atividades financeiras futuras, ou seja, daquilo que ainda não gastamos. Seu principal objetivo é deixar de forma clara e organizada o que se ganha e onde se gasta. Todos nós temos que administrar nossas contas e essa administração não depende de quanto se ganha. A administração mensal das contas familiar, se feita com detalhes e levada a sério por todos da família pode, por incrível que pareça, permitir que ao final do mês ainda sobre algum dinheiro!
1º passo
É fazer um levantamento prévio de todas as possíveis contas de despesas. Elas podem ser separadas em 8 grandes grupos, que são: morar, comer, ir e vir, saúde, vestuário, lazer e despesas financeiras. Em seguida, devemos fazer a previsão de quanto se vai gastar em cada despesa, e isso deve ser feito antes de começar a gastar. O objetivo é saber qual é o “fôlego” financeiro que temos para cada conta.
2º passo
É o lançamento dos gastos. Neste momento é importante que todas as contas sejam lançadas, que nada pode ficar de fora, pois são nos pequenos gastos que se perde a noção do orçamento.
3º passo
É a redução ou corte das despesas.
No final do mês, com todas as despesas lançadas é possível verificar quais contas podem ser reduzidas e até mesmo cortadas. Lembre-se, o nosso objetivo é: SOBRAR DINHEIRO NO FINAL DO MÊS!
Assim, aquelas compras que não são periódicas devem ser muito bem planejadas. Deixar de compra o pão nosso de cada dia é difícil, mas será mesmo necessário comprar imediatamente aquele jogo de lençol novo? Aquela bolsa nova? Aquela camisa ou tênis? Aquele aparelho de som?

Com esses 3 passos, talvez não seja possível sair do sufoco logo no primeiro mês, mas colocando essa dica em prática, podem ter certeza, saberemos aonde mais gastamos e, principalmente, se estamos empregando adequadamente nosso dinheiro.

Modelinho simples:

Atenção!
Aqueles que querem um modelo de orçamento em excel ou word, mandar um e-mail para:
aeconomiadomestica@gmail.com

Elaborado por Jani Floriano
Professora do curso de Ciências Econômicas e Coordenadora do Projeto de Extensão Economia Doméstica - UNIVILLE
Revisão: Jéssica Rodrigues

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!
Essas dicas são ótimas, com um orçamento desses fica muito melhor administrar o dinheiro.

Parabéns!

Bruno da Selbetti