segunda-feira, 22 de novembro de 2010

COMPRAR SEM SE ENROSCAR

Entra mês, sai mês e sua conta bancária está sempre estourada. Você até tenta controlar as despesas no cartão de crédito, mas não consegue se livrar dos juros e mais juros das compras já parceladas.

Quando parece que está se livrando do pesadelo das parcelas no cartão, aparece um item indispensável na sua vida – aquele jogo para o seu playstation, que é lançamento mundial, ou então aquela saia de renda que está super em alta e todas as suas amigas já estão indo para a balada com ela.

Coisas “indispensáveis” assim e que devem ser compradas o mais rápido possível só metem você em mais dívidas. Está difícil de sair dessa? Relaxa, vamos te ensinar a maneirar nas contas e valorizar seu rico dinheirinho.

Segundo o economista Luis Carlos Correa, comprar não pode ser um bicho de sete cabeças. “É preciso se organizar e de preferência comprar à vista”, explica Correa.
Se as compras forem sempre parceladas é muito fácil de entrar e impossível de sair dessa bola de neve que vai se transformar as faturas de seu cartão de crédito. Isso porque é bem natural quando estamos comprando, nos esquecermos daquelas coisas que já parcelamos há alguns meses, afinal você já usou e abusou do produto e não o mantém sempre em seu pensamento.

Mas as dívidas que aquela compra parcelada do passado fizeram, continuam batendo à sua porta todo mês.

O economista acredita que a idéia de comprar a vista é sempre mais indicada, mas quando for impossível, é importante dar de entrada o máximo que conseguir. “Dessa forma as parcelas ficam bem menores, e para as despesas com juros, a porcentagem de acréscimo também será muito inferior”, aconselha Correa.

No caso de eletrodomésticos, se os juros da parcela forem maiores que 1%, é mais vantagem aplicar o dinheiro e parcelar a compra. “Nesses casos, o investimento pode trazer um retorno muito maior”, acredita. Nesse tipo de compra, é importante prestar muita atenção nos juros embutidos nas parcelas. Calcular e pesquisar ainda é o melhor caminho.



Fonte:
http://vamosrirmais.terra.com.br/integra.php?id_conteudo=108&canal=6

Nenhum comentário: