quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cuidado com a empolgação no final de ano!

Natal, Encerramento na Empresa, Amigo Secreto, Ano Novo, Férias, Diversão..... Finalmente 2010 chega ao seu fim!!!

E com ele, vem 13º, pagamento das férias o que nós leva a atividade que mais gostamos, principalmente nós mulheres: COMPRAR.... COMPRAR... COMPRAR... (eu adooooooro)

No entanto, devemos ficar atentos, pois corremos o risco de comprar pela empolgação, desenfreadamente, loucamente... e ai que mora o perigo.

Bernadette Vilhena, pedagoga empresarial, nos dá algumas dicas de como não gastar demais neste fim de ano e entrar 2011 com as contas no azul. Para ela, o comportamento mais saudável para nosso financeiro é examinar as alternativas de compra, discutir sua real necessidade e negociar. A pergunta que ela faz é: eu preciso disto agora ou eu posso deixar a compra para outro dia?

A psicóloga econômica Vera Rita Ferreira cita três ciladas mais comuns que podemos cair:
  • Contabilidade mental: o indivíduo faz um cálculo mental de suas despesas sem se dar conta de que já comprometeu até seu 13º salário com as compras de final de ano;
  • Empolgação momentânea: essa é a cilada mais comum. Não temos consciência da necessidade de planejamento e deixamos nos levar pela máxima “eu mereço”;
  • Presentes para os filhos: é uma cilada em que os pais caem com freqüência. O sentimento de culpa pela ausência física ou mesmo pela falta de afeto levam os pais a cederem aos desejos dos filhos. Compensam a frustração dando presentes caros.
Esses são aspectos importantes do comportamento humano que não são percebidos em virtude do ritmo acelerado imposto pela atualidade. Eles podem provocar um impacto negativo no financeiro da família e, o que era pra ser a alegria das compras pode virar uma preocupação desagradável.
Então, o que fazer? Eis algumas dicas beeeemmmm práticas:
  1. Faça uma lista de tudo, desde as contas que estão atrasadas, as dívidas que queira quitar como de tudo o que precisa comprar (presentes, ceia, viagens, etc...)
  2. Enumere por prioridades (o que é mais importante pra você? Não se esqueça que pagar as dívidas deve vir em primeiro lugar) 
  3. Pesquisar muito, pesquisar sempre!!!... ajuda a encontrar ofertas, pechinchas e novas ideias de presentes e enfeites. 
  4. Faça as contas: o que você tem de dinheiro cabe dentro deste orçamento? Se não cabe, nem é preciso ser especialista para saber que alguma coisa terá que ser cortada. 
Com essas dicas podemos dar aquela “enxugada” nas comprar e esticar o 13º.

Profa. Jani Floriano - Coordenadora do Projeto de Extensão Economia Doméstica - Administrando as contas da casa VI 

Nenhum comentário: