sábado, 27 de novembro de 2010

Atenção: Caravana Meu Bolso em Dia dá dicas à população sobre Finanças Pessoais

Um dia inteiro dedicado à educação financeira. Essa é a proposta da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), que organiza no próximo domingo, 28, a Caravana do Meu Bolso em Dia. O portal Meu Bolso em Dia (www.meubolsoemdia.com.br) é uma iniciativa da entidade e oferece conteúdo exclusivo e atualizado sobre as melhores formas de administrar os gastos familiares.

O evento acontecerá no Parque do Carmo, bairro Itaquera, em São Paulo (SP) e será gratuito e aberto ao público. A partir das 10 horas, os participantes terão a oportunidade de conversar com especialistas na área de finanças pessoais e ainda receber orientações sobre como economizar, investir, organizar o orçamento familiar e consumir de forma consciente. Além das dicas financeiras, a programação terá shows, teatro de fantoches, brincadeiras e atividades para toda a família. Quem passar pelo evento também poderá participar do sorteio de cinco notebooks.

A maratona de atividades se divide em algumas áreas, com tendas temáticas coordenadas por profissionais de cada segmento. Quem se planejou para começar a investir em 2011, por exemplo, poderá saber quais são as estratégias mais rentáveis para cada tipo específico de investimento. Para organizar as finanças pessoais e principalmente definir metas, o planejamento precisa ser a palavra de ordem. Por isso, a programação da Caravana também traz dicas de como ordenar o dinheiro buscando a realização dos objetivos pessoais.

Os interessados em abrir o próprio negócio encontrarão na tenda “Seja o seu próprio patrão” os cuidados que devem ser tomados na hora de começar um empreendimento de forma segura e o que fazer para torná-lo sólido e rentável. Já o espaço “Como começar” é exclusivo para jovens em início de carreira que querem desde cedo estruturar suas finanças.

O evento ocorrerá para auxiliar os consumidores a lidarem melhor com o seu dinheiro. Por meio da assessoria dos profissionais da Caravana, os visitantes poderão compreender a importância da racionalização dos seus gastos para uma vida econômica saudável. Além disso, a iniciativa legitima o posicionamento da Febraban em relação ao assunto. De acordo com a instituição, uma gestão financeira consciente pode conduzir à melhor qualidade de vida da população.

SERVIÇO

O quê: Caravana Meu Bolso em Dia.

Quando: dia 28 de novembro, a partir das 10 horas.

Onde: Parque do Carmo. Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera. São Paulo (SP).

Informações: (11) 2748-0010, (11) 2746-5001

E no site (www.meubolsoemdia.com.br/caravana) do evento.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

COMPRAR SEM SE ENROSCAR

Entra mês, sai mês e sua conta bancária está sempre estourada. Você até tenta controlar as despesas no cartão de crédito, mas não consegue se livrar dos juros e mais juros das compras já parceladas.

Quando parece que está se livrando do pesadelo das parcelas no cartão, aparece um item indispensável na sua vida – aquele jogo para o seu playstation, que é lançamento mundial, ou então aquela saia de renda que está super em alta e todas as suas amigas já estão indo para a balada com ela.

Coisas “indispensáveis” assim e que devem ser compradas o mais rápido possível só metem você em mais dívidas. Está difícil de sair dessa? Relaxa, vamos te ensinar a maneirar nas contas e valorizar seu rico dinheirinho.

Segundo o economista Luis Carlos Correa, comprar não pode ser um bicho de sete cabeças. “É preciso se organizar e de preferência comprar à vista”, explica Correa.
Se as compras forem sempre parceladas é muito fácil de entrar e impossível de sair dessa bola de neve que vai se transformar as faturas de seu cartão de crédito. Isso porque é bem natural quando estamos comprando, nos esquecermos daquelas coisas que já parcelamos há alguns meses, afinal você já usou e abusou do produto e não o mantém sempre em seu pensamento.

Mas as dívidas que aquela compra parcelada do passado fizeram, continuam batendo à sua porta todo mês.

O economista acredita que a idéia de comprar a vista é sempre mais indicada, mas quando for impossível, é importante dar de entrada o máximo que conseguir. “Dessa forma as parcelas ficam bem menores, e para as despesas com juros, a porcentagem de acréscimo também será muito inferior”, aconselha Correa.

No caso de eletrodomésticos, se os juros da parcela forem maiores que 1%, é mais vantagem aplicar o dinheiro e parcelar a compra. “Nesses casos, o investimento pode trazer um retorno muito maior”, acredita. Nesse tipo de compra, é importante prestar muita atenção nos juros embutidos nas parcelas. Calcular e pesquisar ainda é o melhor caminho.



Fonte:
http://vamosrirmais.terra.com.br/integra.php?id_conteudo=108&canal=6