segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Como usar o 13º salário para equilibrar as contas da sua família

Comprar presentes de Natal, aproveitar o mês de janeiro para viajar e pagar a rematrícula das crianças. O fim de ano pode detonar o orçamento da família se você não se organizar antecipadamente. Com a chegada do 13º salário, o importante é não se empolgar com os gastos e colocar na ponta do lápis todas as despesas que sua família terá. Só assim você pode garantir as finanças em dia e comemorar, tranquilamente, a chegada de 2012.

Veja dicas para não terminar (nem começar!) o ano no vermelho e usar bem o seu 13º salário

- Antes de ir direto para a primeira loja e gastar tudo com os presentes de Natal, livre-se das dívidas, principalmente com cartão de crédito ou cheque especial.
- Segredo dos economistas: reserve apenas 30% do 13º salário para os presentes.
- Uma outra parte desse benefício deve ser usada para as dívidas fixas de janeiro, como rematrícula, material escolar e uniforme das crianças.
- Sabe aquela crença popular “pechinche sempre”? Os especialistas garantem que ela deve ser usada sempre porque pode garantir um bom desconto. E fuja da tentação de comprar o presente do seu filho parcelado. Prefira sempre o pagamento à vista.
- Se os presentes e as contas de janeiro já seriam pagos com sua renda mensal, aproveite o 13º para poupar em fundos de renda fixa, CDB ou na poupança.
- Se você é da turma dos atrasadinhos e ainda nem começou a pensar nos presentes, saiu lucrando, garantem os especialistas. Segundo eles, a tendência é de que os preços caiam. Isso porque o consumo está desacelerando em todo o mundo e as empresas não estão conseguindo vender seus produtos no exterior. Assim, elas terão de ofertá-los no mercado interno a valores mais acessíveis para que não encalhem nas prateleiras.

Fontes: Rodrigo Daniel dos Santos, consultor do IBEDEC (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo) e o site do Instituto (http://www.ibedec.org.br/)

Nenhum comentário: