quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Compras de final de ano, cuidado para não cair em armadilhas de consumo

Todo final do ano é a mesma coisa: as festas de Natal e Réveillon se aproximam e se transformam em pretextos para compras exageradas e além do orçamento em muitos lares brasileiros. Trata-se realmente de uma época especial, em que queremos demonstrar o carinho que temos para com algumas pessoas através de presentes.
Já é uma tradição para muitos esperar até o último momento para ir às compras. É comum vermos na TV matérias todos os anos sobre isso, com shoppings cheios de gente se espremendo nos corredores das lojas.
Final do ano = preços maiores
A verdade é que quando deixamos as compras para o último momento, quase sempre deixamos de aproveitar as melhores oportunidades de compra. Afinal, as promoções costumam acontecer justamente após os períodos de alta nas vendas, quando a demanda é menor.
No final do ano, mais pessoas estão dispostas a comprar. Para aproveitar esse período, o comércio tende a elevar o preço dos seus produtos e faturar mais. Deixar para fazer as compras na última hora pode se tornar um péssimo negócio, com possibilidades reais de atrapalhar as finanças da família no decorrer do próximo ano.

Veja algumas dicas para fazer as compras e não prejudicar seu bolso:
• Defina um valor a ser utilizado para presentear;
• Guarde mensalmente um pouco de dinheiro para as compras, dessa forma seu orçamento não terá um impacto muito grande com o gasto pontual;
• Evite muitos parcelamentos, pois a soma de todas as despesas pode ocasionar um enorme susto na hora do pagamento;
• Não confie na contabilidade mental. É comum irmos fazendo compras e armazenando os pequenos valores na cabeça;
• Procure sair de casa já sabendo qual o presente comprar e quanto irá gastar. Siga o planejamento.
No decorrer desse texto, você percebeu que não é tão difícil comprar e presentear as pessoas especiais, basta colocar em prática algumas atitudes simples. Não se deixe contaminar pelo lado emocional do final do ano. É possível dar demonstrações de carinho e afeto para as pessoas que você ama dentro de seus limites.
Só assim você perceberá que o que realmente é importante não custa tanto, é de graça.

Fonte: http://www.consumidorconsciente.org/blog/2011/11/compras-de-final-de-ano-cuidado-para-n%C3%A3o-cair-em-armadilhas-de-consumo

Nenhum comentário: