quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ECONOMIA COM O MATERIAL ESCOLAR

Depois de pegar a lista de material escolar do seu filho, prepare-se para gastar na papelaria.
O melhor é fazer reservas durante o ano, assim você pode pagar os gastos à vista, afirma Reinaldo Domingos, professor de finanças e autor do livro O Menino do Dinheiro (Ed. Gente). Se você não fez isso, nem tudo está perdido. Economize seu dinheiro sabendo o que precisa comprar.

Se seu filho já tem um dicionário de inglês em bom estado, por exemplo, não precisa de um segundo. Usou poucas folhas do caderno? Retire-as e reutilize (customizar a capa com adesivos dá a sensação de que ele é novo). Ao procurar os livros, converse com pais de colegas mais velhos, que podem doar, emprestar ou vender os didáticos. Reunir mais gente na hora da compra também rende preço de atacado nos produtos. Já levar ou não seu filho para escolher os itens da lista fica a seu critério, mas Domingos acha que a criança pode ir. “Converse antes, dizendo que vocês têm um orçamento fechado e, se sobrar dinheiro, podem fazer outras coisas.”
Ensine que um lápis pode custar o dobro só porque é decorado e que esse tipo de gasto não vale a pena. Se puder, espere para comprar alguns artigos depois do início das aulas, pois eles entram em promoção.

 REGRAS DE OURO
  • Analise a qualidade do produto, o número de páginas dos cadernos, a impressão da escala nas réguas, o prazo de validade das colas etc.
  • Evite o quanto puder produtos que pareçam brinquedos ou que sejam decorados com personagens licenciados, pois são mais caros.
  • Exija a nota fiscal. Ela pode poupar dores de cabeça em caso de troca.

Nenhum comentário: