domingo, 26 de fevereiro de 2012

Padrão de vida: definindo meus limites

Respeitar o padrão de vida é um dos grandes desafios para a maioria das pessoas. É verdade que não é fácil resistir às tentações e necessidades momentâneas ou que não estavam previstas dentro do orçamento, mas fugir sempre desse controle mostra o desequilíbrio que existe entre o planejamento e o respeito ao seu padrão de vida.
O padrão de vida representa o conjunto de gastos e rendimentos que servem para medir o equilíbrio da vida de uma família: é uma medida de sustentabilidade, nada mais. Como indicador, não vale nada. Como fator de mudança, é fundamental.

Atualmente, boa parte das pessoas ainda não parou para refletir sobre o padrão de vida, aliás, esse artigo pode contribuir para que o termo possa ser mais bem compreendido.
Pense e responda com sinceridade às próximas questões:
• Vale a pena trabalhar só para pagar contas?
• Quais realizações você e sua família realmente atingiram através do esforço contínuo de economizar, evitando prestações e juros nocivos ao seu bolso?
• Que significado tem a palavra objetivo dentro de sua casa?
Fui direto ao ponto! Se ao ler essas questões você se sentiu desconfortável, acredito que consegui colocar em sua cabeça um importante fator de mudança. Se algo pode não estar indo bem em sua vida financeira, pode ser agora o momento certo para planejar e refazer suas escolhas.
Qualidade de vida e conforto
Todos nós gostamos de conforto, aliás, esse é o principal motivo para dedicação aos estudos e, consequentemente, ao trabalho. O ponto é que existem momentos apropriados para conquistas e nem sempre o fato de querer algo significa que aquele é o momento certo para isso.
Na prática, para encontrar o seu padrão de vida observe e liste todas as suas despesas. Esse exercício mostrará o quanto você pode gastar de acordo com o salário que ganha Veja que o importante é que suas receitas sejam maiores que seus gastos. Assim, pode ser necessário fazer cortes e ajustes para que além das despes

as sobre dinheiro para investir e assim garantir o futuro.
Futuro? Ele chega! Seu dinheiro precisa se multiplicar ao longo do tempo para garantir um futuro tranquilo. A busca pelo padrão de vida ideal, inteligente, permite que as pessoas se conscientizem da necessidade de investir, guardar e chegar ao final do mês com a conta bancária no azul.

Fonte: http://www.consumidorconsciente.org/blog/2012/01/padr%C3%A3o-de-vida-definindo-meus-limites

Nenhum comentário: